6 de dezembro de 2023

Permanecer

    Hoje foi manhã de consultas, e o gabinete estava gelado e com o ar condicionado avariado. Mas os doentes não se importaram de me ver com o casaco dos nevões vestido.

    Disse a uma doente que vinha acompanhada pelo marido que estava assim vestido porque não podia ficar doente, porque ia viajar. E ela contou-me sobre os cruzeiros que faziam, e que já foi 8 vezes a Itália e que eu tinha que ir ver Pompeia.

    Umas disseram-me que estava com óptima cara (talvez o tratamento facial tenha resultado, afinal?); Outros pediram-me que não lhes desse alta embora estivessem bem, porque era um gosto vir à consulta.

    E houve uma senhora mais velha que me disse que ainda bem que os tempos mudaram e que adora o meu "rabicho". E disse que eu devia ter uns 32 anos, o que foi muito fofinho da parte dela.

    Mas, excepcionalmente, todos estavam mesmo bem, o que é uma maravilha para eles e também para mim. Essa foi a melhor prenda de natal.

     Os meus doentes devem achar que eu tenho um problema, e portanto oferecem-me álcool para não me tremerem as mãos. Já não tenho onde pôr mais garrafas. Acho que vou dar uma festa ...


     Este senhor é meu doente há uns anos e é um fixe. Foi operado há poucas semanas e veio agradecer o facto de já conduzir o seu carro automático (tem uns 83 ou 84 anos). Mas eu tive de perguntar o que era a moedinha. A filha dele disse-lhe: "Pois, tu tens de explicar a esta malta nova o que é, porque eles já não sabem...".

*

    De volta ao carro, estava a ouvir na rádio a Linger, dos Cranberries. A música foi lançada há trinta anos e fiquei a saber que foi a primeira que a banda compôs em conjunto com a vocalista, que entretanto infelizmente já morreu. Lembro-me muito bem de um amigo - que também já morreu - e o seu pai me darem boleia para a Faculdade de Ciências no pequeno jipe azul-metalizado deles, sempre de manhã cedo, já na primavera, com sol a raiar, e esta música passava muitas vezes na rádio a essa hora. Por isso, e por eu nunca ter prestado atenção à letra até há pouco tempo, esta música sempre me deu uma sensação matinal, de juventude, de alguma alegria e conforto.

     Acabei por tirar o casaco dos nevões e fui aproveitar o quentinho do sol à praia.



2 comentários:

  1. Ju escaldada em Jambiani6 de dezembro de 2023 às 15:47

    Se me convidares para a festa, bebo metade disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabes que estás convidada por natureza?
      Comida e bebida é coisa que não faltará. Podes ser a dj de serviço.

      Eliminar