3 de novembro de 2009

Creep



Whatever makes you happy
Whatever you want...

A primeira vez que ouvi esta música foi de uma cassete que a minha tia Teresa me deu nos anos. Já não me lembro que idade tinha, mas seguramente tinha pelo menos uns 15, porque ela sabia que eu era maluco por Nirvana e ela tinha lá gravado algumas músicas que eu nem sequer conhecia deles (o que, na altura, era difícil). Para além disso, tinha também aquela dos Spin Doctors... enfim, era um apanhado de canções da altura.

Sei que para muita gente esta música está super batida, mas eu não consigo deixar de a admirar. Não sei que se já contei aqui, mas por acaso estive a pesquisar um bocado e li algumas fontes directamente ligadas ao Tom York que contam mais ou menos a história por detrás do tema. Supostamente é sobre um rapaz que passa as noites num bar, e costuma ver lá uma mulher que acha perfeita, mas nunca consegue aproximar-se dela e dar-se a conhecer. E depois ela, invariavelmente, acaba por se ir embora, e ele, já ébrio, amaldiçoa-se por não ter coragem de a abordar.

Depois de ter sabido disto ainda gostei mais da música, particularmente da parte final, porque acho que ilustra exactamente esse sentimento. Não há muitas músicas que eu considere que sejam assim tão bem conseguidas. Mas... palavras para quê, são os Radiohead!



4 comentários:

  1. O excerto que aqui deixas da música é fixe, porque já apela aquele lado da espiral de decadência...como queiras... A maior parte das músicas e bandas desta altura pré internet, conheci num programa que era o música avariada com o Zé Pedro dos Xutos, banda que não gosto por ai além, mas o homem percebe muito.

    ResponderEliminar
  2. Pois Pedro, porque eu não tive MTV até ter praí 25 anos...
    Conheci música por intermédio dos meus amigos...

    Sim, é mesmo decadência, a decadência do desespero, da negociação. Como queiras, desde que ... :)

    ResponderEliminar
  3. Puto... qual MTV... rádio mesmo! A MTV andava a passar Back street boys e celines dions e essas cenas... Ace of base...

    ResponderEliminar
  4. Eu sei, mas houve uma altura em que era Nirvana, Stone Temple Pilots, Soundgarden, Alice in Chains, Pearl Jam ... e eu cheguei a ver em casa de amigos, por vezes! :)

    ResponderEliminar