25 de outubro de 2009

Live fast, die stupid ®

Cervejas a meio da tarde de domingo, vendo as taínhas à babugem lá em baixo na água a fazer companhia aos barcos. O céu abriu por um bocado e fez-se luz e calor. Calmaria à beira do abismo.

*

Enfermeira (simpática, comunicativa, talvez pouco mais velha que eu, mais baixinha, bolinha, com ar de gozo) - Oh rapaz, vem cá ver como é que deixaste a doente!

Eu (espantado) - Então?

Enfermeira (puxando pela minha bata pelo corredor fora, como se faz aos cães quando mijam fora do sítio certo) - Vem cá ver!

(a doente a quem tinha acabado de tirar sangue estava com uma luva, uma agulha e uma seringa, ainda embaladas, mesmo em cima da barriga, dormindo profundamente)

Eu - Mas eu colhi o sangue, não usei luvas, e deitei fora o material! Não sei quem trouxe isto para aqui! E a colega com quem vim aqui também não trouxe esse material, porque fui eu que trouxe... e eu nem trouxe luvas...

Enfermeira - Olha rapaz, eu é que não fui de certeza! E já viste que isto depois pode cair para debaixo da doente e ela ficar deitada por cima, e pode fazer feridas?

Eu - Tens toda a razão... garanto que não fui eu, mas eu arrumo! (arrumei o material no bolso da bata, e dei o braço a torcer para não prolongar a disputa). Sabes, estive aqui a ensinar uma colega do 6º ano a colher sangue, e se calhar não tive toda a atenção que devia... (faço ar malandro e pisco o olho, talvez cole).

Enfermeira - Ah, Dr., não podes perder a atenção no teu local de trabalho, os doentes estão primeiro! (ri-se, e depois fala mais baixinho) Mas vou olhar melhor para essa colega a ver se é assim tão gira...!

Eu - Por acaso até acho gira, mas estava a brincar. Ela é pequenina ...

Enfermeira - Pequenina?

Eu - Sim, é novinha ...

Enfermeira - Novinha? Deve ter uns 23! Que idade tens?

Eu - Que idade tenho!? (rio-me) Que idade tenho eu?

Enfermeira - Uns 24.

Eu - Pois... não tenho 24, estou mais perto dos 34. Tenho 30.

Enfermeira - Com essa cara de puto?! Com essa cara de puto?!

Eu - Pois... mas é verdade. Queres que prove? (tiro a carteira do bolso da bata, preparo-me para tirar o BI).

Enfermeira - Com essa cara de puto? Não, não é preciso! Com essa cara de puto?!

Enfermeira (que afinal não é pouco mais velha que eu) - Pois, vocês acham que nós somos mais velhas que vocês mas eu tenho 25.

Sem comentários:

Enviar um comentário