18 de janeiro de 2024

Vinte e oito dias de cor - 03

    Ao passar numa rua junto às escadinhas do duque, disse à minha companhia que havia ali um restaurante a que eu ia muitas vezes com o meu pai, que se chamava o Caçador de Oliveira.

    O dono era um senhor transmontano gordinho de bigode e cabelo só dos lados e atrás, que falava de tal forma depressa e atabalhoadamente que só se percebia o fim das frases. Mas ele atirava as costeletas de vitela gigantes para cima da grelha, jogava-lhes sal grosso para cima e acariciava-as depois com dentes de alho esmagados com casca e tudo, usando o cutelo. Ainda hoje é assim que eu grelho um bife.

    Mas quando contornámos a esquina vi que no lugar do Caçador de Oliveira havia um restaurante de ramen. Pode dizer-se que não é surpreendente, e que é apenas mais um sinal dos tempos.

    Mais uma vez disse que nunca comi ramen e mais uma vez disse que não sabia o que era. Mais uma vez a minha companhia me convidou para comer ramen um dia.

    Como já referi na publicação anterior, comprei um óleo de sésamo muito bom, e depois pesquisei por receitas em que pudesse experimentá-lo. Dei com um blog - sim, parece que eles ainda existem - que tinha a receita de um ramen.

    Sim, eu nunca provei um ramen feito num restaurante e também ainda não fui ao Japão. Mas precisamente por isso decidi experimentar seguir a receita do tal blog.

    Confesso que sou um pouco céptico relativamente a publicações com receitas de cozinha. Já experimentei várias vezes seguir receitas e fico muitas vezes com a ideia que falta qualquer coisa. E às vezes até, pior do que isso, fico com a sensação que as pessoas que publicaram as receitas nunca as executaram, ou só as executaram para tirar fotos.

    Então fiz o ramen de cogumelos shitake e couve pak choi - relativamente à receita usei muito mais quantidade de temperos, acrescentei água várias vezes ao caldo de legumes, mas fora isso segui as proporções. Cheguei à conclusão que a quantidade de noodles referida na receita é o dobro do necessário, para não dizer o triplo - e eu acrescentei o caldo com água! A não ser que se queira uma massa com couves e cogumelos, sem caldo.

    Fiquei portanto com ideia que a senhora do blog não percebia nada daquilo, embora as fotos estivessem bestiais, e quem estava comigo à mesa ouviu-me a dizer cobras e lagartos sobre as receitas tiradas da net.

    Bem... a verdade é que no dia seguinte fui lá ver o blog outra vez. Percebi que tinha sido actualizado há poucos dias - o que é um óptimo sinal - e afinal tem uma bela longevidade e uma quantidade enorme de receitas que me apetece experimentar. Ainda por cima o senhor - sim, afinal é um senhor, confesso que estava a ser sexista - escreve muito bem e fotografa lindamente. Fiquei muito interessado e com a sensação de que tinha sido injusto. Uma pessoa com uma dedicação destas não pode fazer coisas na cozinha só para se armar em boa. Mas, meu senhor... 250g de noodles para 1,2l de caldo? I think not.

    Não ficou nada mau para o meu gosto, mas vou fazer mais vezes para ficar melhor ainda.


10 comentários:

  1. 250gr de noodles para 1.2l de caldo é mais que suficiente, salvo que queiras continuar a ter barrigunça, ó gorducho. Há tudo o resto para encher o bandulho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar expliquei-me mal. É é massa demais!!!

      Eliminar
    2. Nãooooo, não é massa a mais. É mesmo assim, ai caneco.

      Eliminar
    3. Queres que te mostre o tupperware em que guardei a massa que sobrou?!

      Eliminar
    4. Juanna, era massa a mais era. Não havia, de todo, necessidade de meter tanta massa.
      Mas o caldo estava muito muito saboroso.
      Aqui o Chef STP conseguiu fazer um dos melhores ramens de vegatais que já comi. E foi só a primeira tentativa :)

      Eliminar
    5. É óptimo saber que pelo menos ficou comestível e jantaste bem. É que não havia plano B !

      Eliminar
    6. Claro que jantei bem! Eu como sempre bem quando és tu a cozinhar :)

      Eliminar
    7. Até podia dar-te um bocado da perna da cadeira para jantares… desde que fosse eu a ter o trabalho ^^

      Eliminar
    8. Não exageras nada 😂
      Faz sardinhas assadas ou bacalhau cozido e vais ver se te faço elogios!

      Eliminar
    9. Abaixo as sardinhas assadas! 🤢

      Eliminar