28 de janeiro de 2009

Crónica de Banco

Isto é inacreditável. Não posso escrever muito porque posso ser visto. Mas estou aqui de banco na sala de observação da urgência do Hospital de Santa Maria, estão doentes acamados por todos os lados ... e agora apareceu aqui um tipo com um berbequim, que se pôs a fazer uns furos na parede para instalar aquilo que prevejo ser uma espécie de prateleira. Está mesmo por detrás de mim e custa-me bastante aguentar com o ruído. Imagino os doentes. Saem daqui muito melhor de certeza. Alguns já estão confusos com a doença, com a medicação, com as luzes, ou com todas essas coisas juntas e ainda mais algumas.

Já ontem, na enfermaria (homens), saía um cheirinho da copa a chouriço assado e a farinheira. E já passava da hora do almoço, portanto senti aquela dorzinha de fome no estômago. Tendo em conta que o aroma tomou conta do corredor da enfermaria e das salas todas onde estão os doentes internados à espera de ser operados à vesícula; tendo em conta que provavelmente muitos deles terão esse problema precisamente porque abusaram comó caraças dos enchidos; e tendo em conta que às vezes a vesícula começa a doer só com o cheiro a gordura e colesterol... acho que estamos perante uma oportunidade única.

Proponho uma feira dos enchidos do pingo doce na enfermaria de cirurgia do HSM, e também podemos mandar vir uma delegação de Paços de Ferreira, capital do móvel, com vários carpinteiros de berbequim em punho, para ensinarem os doentes do SO da urgência do HSM a montar móveis...

Ok, estão aqui não sei quantos enfermeiros a ver o que estou a escrever, atrás de mim e por cima do meu ombro. É melhor ficar por aqui, senão ainda me tiram sangue.

23 comentários:

  1. Ou oferecem-te um pãozinho para acompanhar a linguiça frita.
    O hálito com que ficarias depois seria suficiente para deixar os doentes que fosses ver a seguir em extâse.

    ResponderEliminar
  2. Tem cuidado que no SO de cirurgia as paredes têm ouvidos! N te metas ai a ganir muito a reclamar com as condições pq senão ainda te mandam exercer para angola.

    ResponderEliminar
  3. Não tenho medo, pá.
    Que é que pode correr mal? Por acaso vão-me bater? O que me pode acontecer de melhor é ir para outro hospital. Deves achar que vais encontrar um baú de moedas de ouro na cave -2, não ?

    Tem juízo pá!

    E n é linguiça frita, Rui.

    ResponderEliminar
  4. Foge dos enfermeiros com instintos vampíricos!! =)

    ResponderEliminar
  5. LOL!

    Tenho uma dúvida. Se for preciso usar um berbequim no S.O., deve proceder-se primeiro à sua evacuação?

    ResponderEliminar
  6. Não fujo deles, mas fujo delas. Parecem-me mais perigosas ...

    Interessante questão, Ridere. De facto o SO não é como quando queremos pintar a casa, em que se mandam os miúdos de férias para um parque de campismo. Aquilo nunca fecha. Aliás, nem quando há contaminação por estirpes bacterianas resistentes ...
    Estou convencido de que nem que um boeing 747 se despenhasse ali aquilo fechava. Pelo menos alguns doutores não acordariam com o estrondo, creio.

    ResponderEliminar
  7. Fruto da generosa oferta de uma enfermeira nossa doente, desde 2ª feira, que o meu serviço é perfumado por um cheirinho pecaminoso a torradas.

    Após alguns anos de planos falados, nunca praticados, de comprar uma torradeira, eis que a generosa benemérita contribuiu para que o serviço em peso, solicite brevemente a ajuda do serviço de Dietética do nosso tão querido, HSM.

    Com isto, e quem ler isto..., conclui que em Santa Maria só se fazem grandes patuscadas, fazem-se obras (fora - parques de estacionamento, farmácias privadas, edificios novo; e dentro - pinturas, portas, furos, prateleiras)e escrevem-se/lêem-se blogs.

    ResponderEliminar
  8. Bem... Estou a ver que continuas a falar dos horrores do HSM...
    Começo a pensar que não era para lá que querias estagiar... Enganei-me?!?!
    Ou será que és daqueles que só vê o mau e esquece que nada é perfeito?!?!?!

    ResponderEliminar
  9. Muito bem, Mada :)
    Eu também gosto de torradas. E acho que essas iniciativas promovem o bom ambiente, portanto estou totalmente de acordo. Sobre a história das farinheiras e outros enchidos, também não tenho nada a dizer. Apenas achei engraçado!

    Caro Anónimo:
    Falo dos horrores, porque há muito para falar ali no HSM. Ainda por cima, para quem como eu não está adaptado, é normal que o que atinja mais inicialmente sejam as coisas negativas. É o meu caso. Eu ainda não me adaptei, mas claro que vou fazê-lo mais cedo ou mais tarde.
    Tens razão, não foi para ali que eu escolhi ir. Não se pode falar em estágio porque já é trabalho, remunerado como tal. Estágios tive eu desde o 4º até ao 6º ano. Eu escolhi ir para o hospital de cascais, mas não me quiseram lá por ser feio. Por isso é que fui para o santa maria, 2ª opção.

    De resto, eu tinha pensado ir para um hospital mais periférico. Mas... fazem-se concessões para ficar em Lisboa, não é verdade? Valores mais altos se levantaram.

    ResponderEliminar
  10. Não vejo qual é o mal de comer uma boa torrada ou uma farinheira no serviço.
    Quanto melhor estiverem os médicos, melhor ficam os doentes...
    Melhor que ir comer à sala de alunos por 6 euros ou ir ao toxinas comer coisas com as ditas (toxinas) :D!

    ResponderEliminar
  11. Em todo o caso esqueci-me de referir que a generalidade da alimentação disponível no HSM, na larguíssima dos sítios, parece gosma!

    O melhor ainda vão sendo as sandes de panado! :D :D :D

    ResponderEliminar
  12. Adapta-te, mas não deixes que te moldem... Infelizmente o HSM não tem locais para abastecer os nossos estômagos de um nível 5*, mas (e se tiveres tempo, o que duvido) podes dar um salto (grande obviamente) às cantinas da UL. Recomendo a da FC e a velha. A meu ver são as melhores...

    ResponderEliminar
  13. A cantina da FCUL, uma das melhores?

    Isto o mundo anda virado ao contrário, de certeza...


    < /antigo aluno da FCUL que teve que gramar muitos dos famosos hamburgers rosa>

    ResponderEliminar
  14. Por acaso, eu não tenho almoçado no hospital. Como rapidamente qualquer coisa a meio da manhã, depois volto ao serviço rapidamente, e depois lá para as 3 vou para casa (às vezes mais tarde, às vezes mais cedo) e almoço por cá...

    Mas eu já almocei uma vez na cantina do hospital - aquela lá dentro - e outra vez almocei cozido à portuguesa lá na sala de alunos, num sábado em que fiz banco.

    Mas sobre a FCUL, sou obrigado a concordar com o Rui... também eu sou antigo aluno de lá, e sei que aquilo não é aquela coisa...

    Sobre a cantina velha da cidade universitária, bem... tem dias!

    ResponderEliminar
  15. Cantina velha não rima com João Pedro... nunca rimou! A não ser que seja o bar no metro do Campo Grande onde se vendem por 30 dinheiros doritos e sumois! E desde quando há preocupações com o que se come entre os Queijenses?

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  16. Bem lembrado, caro Pedro. Eu raramente ia à cantina. Mas logo no começo do curso ainda fui lá jantar umas vezes ;)

    Esse bar não era bem um bar. Era mais uma espécie de mercearia. Também vendia saladas de fruta e o caraças ...

    Tenho muito boas recordações do metro do campo grande... e essa vez que nos deu na cabeça, mesmo mal nos conhecendo, de ir passear para a expo... foi nesse dia que o meu almoço foi uma sagres e um pacote de fritos! :P

    Tento ter um pouco mais de cuidado. Por exemplo, agora tomo quase sempre o pequeno almoço!!

    ResponderEliminar
  17. Dá graças a deus de seres tu a comer nas cantinas e não seres tu a ser comido nas nalgas nas cantinas...=D

    ResponderEliminar
  18. Ok Ok! Não é preciso bater... Lá porque tive a sorte de comer relativamente bem nas poucas que lá comi...
    E como pessoa humilde que sou não vou comer naquela pseudo-cantina do metro... Não sou VIP pra gastar lá o meu dinheiro. Prefiro comer no China de Entrecampos!

    ResponderEliminar
  19. E quero fazer uma pequena correcção... Queria dizer a cantina atrás do ISCTE que afinal é a nova :p (I Think!)

    ResponderEliminar
  20. Mas eu também não ia comer ao metro. Só uma vez por outra...
    Sim, a cantina ao pé do iscte já é outra coisa. Mas mesmo assim não ia lá frequentemente.
    Na verdade eu bebia galões e comia pães de leite com queijo, não almoçava... ficava sempre pelos barezecos da fcul, esplanada, etc... ;)

    Essa do anónimo perfeitamente e não identificado, e "the first one" tá-me a rebentar a cabeça! :P

    ResponderEliminar
  21. Meu querido.. que fazes tu neste mundo de loucos. Fujamos para ilhas quentes, cheias de sol e paz. Onde nao existem sequer constipacoes e o teu emprego nao teria valor.
    P.S - So se souberes fazer um parto :)
    P.S2- Porque nao a feira do vinho, para alegrar a pacientada?

    ResponderEliminar
  22. Peço desculpa por ter provocado o rebentamento da cabeça... A minha limitada imaginação não deu para mais...

    ResponderEliminar