12 de abril de 2024

Fá sustenido

     Tinha-lhe dito que estava com algum sono mas podia conduzir eu. 

     Respondeu-me que não, que conduzia ela, que eu era um conas. Encolhi os ombros e refastelei-me no lugar do pendura, entre a porta e a mala gigante de senhora que repousava sobre a consola central.

    Ainda numa localidade, antes de entrarmos em autoestrada, as lombas pareciam montanhas. Parecia que iamos de jipe num safari. A sair das rotundas logo ali uma aceleração tipo warp speed como se saísse de uma chicane para uma recta, mesmo que a cem metros houvesse outra rotunda.

    Agarrei-me discretamente ao apoio da porta e fechei os olhos. Ela riu-se. "Ai estás com medinho...". Respondi que não, ensonado, a bocejar, Confio na tua condução.

     Entrámos na A1. Toda google maps no mega-telemóvel do tamanho de uma raquete de pingue-pongue, a assinalar o caminho. E acelera, faixa do meio, depois esquerda, Ah-sacana-porque-é-que-estás-a-travar-não-percebo-estas-pessoas, guinada e aceleração, ruuõõõõõõnn a passar por cima da guia sonora, semibreve em Fá sustenido, depois outra guinada para corrigir. Parecia um gráfico das BTC ao segundo.

     Começa a vasculhar cenas no saco que entretanto tinha colocado no banco de trás, à procura não sei do quê. Bracinho esquerdo no volante, bracinho direito com a mão a apalpar lá atrás, cabeça virada para trás, velocímetro a cento e vinte. Começa a invadir a faixa da esquerda, e, claro, flashadas de máximos não tardaram a atingir o espelho retrovisor, Ai, já saio! Que chato! Ah, vês como encontrei o bâton do cieiro? Guinada para a direita. Passa o bâton nos lábios.

     Depois vai na faixa do meio e, claro, há sempre uns tristes que vão na faixa do meio a oitenta a achar que vão depressa, Ai, chatos!, ultrapassa pela direita e olha para a esquerda a ver a cara do imbecil. Continua na faixa da direita a ultrapassar automóveis da faixa do meio. Lá à frente tinha visto um camião na faixa de aceleração de um acesso a preparar-se para entrar na autoestrada. E ela vai a ultrapassar outro carro pela direita, cujo condutor decide que afinal quer sair da autoestrada e não tem acesso ao ângulo morto. Guinada para a berma, ruõõõõõõnn colcheia em Fá sustenido, aceleração brutal para warp speed (transmissão automática até pode ser muito fixe nas acelerações), Não-percebo-esta-gente, e guinada novamente para a faixa do meio para não bater no tal camião. E o pisca...?, O pisca?! Mas eles têm alguma coisa a ver com o que eu quero fazer? 

     Viste o tabaco?

     Vasculha a mala, e depois o tablier, e lá está o tabaco na consola central. Acende um cigarro, abre as janelas. Portanto põe a música bastante mais alto, Esta é a música que uso para acordar de manhã! Por acaso peço-lhe que comece a música do início porque gosto muito. Mas depois não gosta dos graves e começa a configurar os equalizadores do som e a pôr mais alto, velocímetro a cento e trinta, bastantes carros na estrada. Guinadinha rápida de vez em quando para corrigir, algumas semifusas em Fá sustenido, pouco preocupantes.


Hear my name, take a good look

This could be the day

Hold my hand, walk beside me

I just need to say

I could not take a-just one day

I know when I would not ever touch you

Hold you, feel you in my arms ever again


Yeah, yeah, yeah

Yeah, yeah, yeah

Yeah, yeah, yeah

Yeah, yeah, yeah


     Acaba de fumar, Ai, não suporto este barulho ensurdecedor!, fecha as janelas, É-de-mim-ou-estão-sessenta-graus? Mexe no botão do ar condicionado e a regular a temperatura e ruõõõõõõnn Fá sustenido em tenuto, Não te preocupes, tudo controlado!, e eu a apreciar mais de perto a textura dos blocos de betão através da janela, Ah, assim está mais fresco...


     Olha, tens soninho, porque é que não dormes um bocadinho?



2 comentários:

  1. Primeiro, quem vai a conduzir é a mandar vir com toda a gente, és tu.
    Segundo, não estava à procura do baton porque baton tenho-o na consola central à mão de semear. Estava à procura de halls para to dar porque já não aguentava o TEU bafo.
    Terceiro, o camião lá ao fundo era-me indiferente porque o meu carro tem torque para isso.
    Quarto, saímos tarde porque o BADOCHA decidiu que tinha de comer e tomar banho e lavar os dentes e a casa e mudar os lençóis da vizinha e aspirar o carro e adoptar um gato.
    Quinto, a minha condução é super incómoda, por vezes destemida demais e por vezes perigosa, tens toda a razão, prestarei muito mais atenção, prometo.

    ResponderEliminar
  2. P.S- retira já o comentário sobre a minha mala ou nunca mais te guardo 2 livros, a carteira mais gorda que essas bochechas e outras coisas que insistes em carregar nas mãos durante meio segundo e acabas por pedir que guarde na minha mala gigante de senhora. Calúnias!

    ResponderEliminar