24 de dezembro de 2008

Queres uma prenda?

Tenho ouvido e lido por aí um número crescente de pessoas que dizem que odeiam o natal, que é pura hipocrisia, que é consumismo... Ainda houve uma altura em que pensei que muita gente dizia que não gostava do natal por ser moda dizer que não se gosta do natal. Depois mudei de ideias. Agora sim, acredito mesmo nas pessoas que dizem isso, e tenho pena.

Tenho pena porque ... para mim o natal é uma coisa tão simples! Para mim é estar na consoada a comer bacalhauzinho, e beber um vinhinho, e rir-me um bocado! É estar o pessoal todo em minha casa, atarefado a fazer doces e fritos, e eu a ajudar só a partir nozes, mas a curtir o ambiente! É ver a minha irmã a embrulhar prendas, e depois à meia noite a dar-nos essas prendas, uma de cada vez, alternando as pessoas. E ver a minha cadela às voltas a tropeçar nas pernas de toda a gente, porque sabe que também há prendas para ela...

Também fico contente no natal por ver que apesar das coisas tristes que acontecem, parece que só as pessoas de fora é que teimam em fazer cara triste quando nos desejam bom natal, e dizerem "pois, tenha um bom natal dentro do possível, pois, eu bem sei que nunca é, não é? que nos lembramos sempre das coisas más"... e depois dentro de casa nós estamos é numa boa, não se passa nada.Bem, aproveito também para dizer que contactei um bocadinho com a má face do natal. O trânsito estúpido, as pessoas ainda mais nervosas do que o habitual com tanto para fazer, com as obrigações, os sítios cheios, os empregados-do-bolo-rei completamente de cabeça perdida nas pastelarias... Eu sei... é a má face do natal. Mas o natal é o que o homem quiser (e quando a mulher deixar ehehehehe... humm... não?... ok) e eu escolho deixar essas coisas de fora do natal. Prefiro pensar que são danos colaterais. Torno a dizer que tenho pena de quem não gosta do natal. Acho que é porque não aproveitam, como eu aproveito, o mais simples simplezinho... um bacalhauzinho bom, um vinhinho, a casa quentinha, a cadela maluca com as coisas em cima da mesa, a irmã natal... ou não aproveitam, ou não as têm. Tenho pena, pronto.
Aproveito para dizer que fui muito mimado, com mensagens personalizadas, visitas na véspera de natal (pessoas que enfrentaram o trânsito para me verem!), prendas... enfim. Só me chateia um bocado estar à rasca dos rins, e de arriscar, justamente no dia de hoje, bater o record de banhos de imersão em água a ferver em 24h. Just in case, já disse à família que abria as prendas na banheira, se fosse preciso. Quanto ao bacalhauzinho e ao vinhinho... deus queira que não me faça pior (não sei se é possível ehehehe). De resto ... tudo está óptimo, tudo está bem. Serenidade ...


Vejam o videozinho de natal que a iris esfenoidal fez. Não está tão querido?
Beijinhos e abraços para toda a gente.

4 comentários:

  1. Feliz Natal...

    ... e tenta ficar longe da banheira !

    beijinho natalicio ^^

    ResponderEliminar
  2. :) Eu tenho pena de não ter essas coisas simplezinhas... (principalmente este ano que estou a trabalhar). Mas de qualquer modo, e tirando o recheio do perú, eu gosto mesmo é da época pré-natal. O dia propriamente dito deixa-me sempre muito a desejar... Oh well... Vou ficar à espera da tua prenda... ihih ;)

    ResponderEliminar
  3. Jonny, concordo com o texto, tenho é dúvidas em relação às vírgulas e ao ponto de interrogação lol Tou a brincar... Devo dizer-te que gosto do natal exactamente pelo ambiente que se gera à nossa volta, quer dentro, quer fora de casa. Gosto do bacalhau, do cabrito no dia 25, gosto da azáfama da minha irmã e da minha mãe a prepararem as cenas, gosto do habitual filme À lareira, gosto de ir ver as luzes à Baixa, e de tantas outras coisas que poderia estar a enumerar. O que mais me desagrada é mesmo o consumismo exacerbado, sobretudo quando algumas pessoas só se lembram de outras nestas épocas. Ainda assim, nada é perfeito, pelo que o melhor é mesmo aproveitar tuo aquilo que esta época tem de bom para nos oferecer;) Nem que sejam as habituais férias!!!

    PS: obrigada por teres postado o postal:D

    Beijinhos grandes,

    Isa;)

    ResponderEliminar
  4. Eu odeio o Natal pk sou impulsionada a fazer 2000km em 3 dias, entre Madrid, Lisboa, Coimbra e Castelo Branco. Odeio o Natal porque TENHO que comprar umas estupidas de umas prendas a pessoas que nada me dizem. Odeio o Natal porque tenho que ser simpatica com a minha sogra (que me ama tanto quanto eu a ela). Odeio o Natal porque me canso tanto, mas tanto que sinto vontade de chorar sentada num canto da sala.

    ResponderEliminar