2 de setembro de 2008

Janela


"Mesmo mal nos conhecendo
Vamos pela fé
Da transparência abrindo uma janela
Da mentira
A brincar, a brincar
Como voltando atrás
Em parte ou em partes partidas no tempo
Um refúgio para crianças como tu
Agora não tens nada a pagar
Só a apagar
Uma hora toda para ti
Só tens de a gastar
Brincando como dantes
Por ora com brinquedos novos
Brinquedos para adultos como tu
E é como estar nu
Pronto p'ra nascer, de novo pronto a nascer
E vamos para onde o céu for
Vamos para onde o céu for
Para onde o céu for
Para onde o céu for...
Sei como é estranho ouvir
Soar a nossa hora e eu nem quis
Mas como posso eu não sei
Ignorar a voz que me avisa
Que eu não vou servir para estar
Nesse papel
O que eu não entendo
É que eu não aprendo
E é quando eu me rendo
Vamos para onde o céu for
Vamos para onde o céu for
Para onde o céu for
Para onde o céu for".
"Janela" - Supernada
Também eu tenho coisas que não entendo, ou entendo mas não aprendo. Não vou sequer elogiar a banda. E nem me vou debruçar sobre o porquê de, nem como Ornatos Violeta, nem como Pluto, nem como Supernada (com membros coincidentes ou diferentes, sempre com o Manel Cruz na voz) conseguiram ter tanta audiência e exposição mediática em Portugal como conseguiram nomes como The Gift (se quiser ouvir e elogiar uma voz grossa, escolho um homem), David Fonseca (não mudes essa tua nova pronúncia a cantar, não), Mafalda Veiga, João Pedro Pais, os Mesa ("olá, olhem, o meu grupo é Os Cadeira") e tantos outros. Por um lado parece uma injustiça, um sacrilégio. Mas depois lembro-me daquele provérbio antigo que acabei de inventar: se toda a gente for beber ao mesmo rio, a água deixa de ser doce.
Quem quiser, peça-me o mp3, pois está muito, mas muito melhor do que os videos do youtube. O que mais admiro nestes músicos, e em particular no vocalista/letrista, é a simplicidade com que canta frases que pareceriam demasiado lamechas ou estúpidas cantadas por qualquer outra pessoa. O vocalista dos ... como é que era o nome ... aquele das raizes quadradas de somas subtraídas e o sindicato dos deuses e não sei quê (a letra mais otária e mais sem sentido que já li)... Os Toranja!... ia dizendo, pois, que esse tentou. Eu tenho a versão dele de uma das músicas dos Ornatos Violeta. O resultado não foi famoso.
Caros amigos, ando muito cansado e com a fonte seca. Mas vou deixando aqui fotos e referências a coisas de que gosto. Muito. Só para vocês :)
Até daqui a bocadinho.
Acre

4 comentários:

  1. Então e "Foge foge bandido" ? :)


    Ass: Caixa d'óculos

    ResponderEliminar
  2. Ainda não conheço :) Mas quando puder vou explorar ;) só vi a cara do site.

    ResponderEliminar
  3. Bem... depois do teu blog ter repelido o meu comentário, só queria dizer que também não era um comentário assim tão bom... por isso tás desculpado :P.

    ResponderEliminar
  4. O SONHO

    Pelo sonho é que vamos,
    Comovidos e mudos.
    Chegamos? Não chegamos?
    Haja ou não frutos,
    Pelo Sonho é que vamos.

    Basta a fé no que temos.
    Basta a esperança naquilo
    Que talvez não teremos.
    Basta que a alma demos,
    Com a mesma alegria, ao que é do dia-a-dia.

    Chegamos? Não chegamos?

    -Partimos. Vamos. Somos.


    Sebastião da Gama

    ResponderEliminar