3 de agosto de 2008

Por favor, não tornem isto mais difícil do que já é!



E pronto, estamos novamente no Verão, e com ele vêm as férias, a praia, o sol, as cervejas, o resort ou o campismo, e todas essas coisas por que aguardamos ao longo de não sei quantos meses de estudo ou trabalho, dependendo do caso. Apesar de frequentemente a montanha parir um rato - porque toda a gente está à espera ansiosamente de uma maravilha qualquer que aconteça no Verão, e depois acaba tudo em filas de trânsito a voltar para casa ainda mais stressado do que chegou - a verdade é que não deixamos de esperar por isso.


Este ano, não é esse o meu caso. Como a maior parte de vós deve saber, vou ter um exame lá para Novembro, que é um bocado importante. Sem querer ser agressivo, mas tendo que ser honesto, digo-vos que é uma espécie de luta entre todos os que, como eu, acabaram agora o curso. A maior parte deles não conheço, porque são de outras faculdades, e mesmo na minha não conheço boa parte deles. Dos que conheço, muitos não me agradam assim por aí além. Mas há uns quantos por quem tenho amizade, e outros por quem nutro alguma simpatia. E falando nesses, não posso deixar de me lembrar aquela cena do filme "No escape" (também conhecido como "Escape from Absolom") em que o mau da fita mete dois amigos dentro de um poço e joga um pau afiado lá para dentro, obrigando-os a lutar até que um deles morresse. Ou então morriam os dois. Não é tão dramático como isso, mas bem vistas as coisas vamos estar a jogar uns contra os outros. Odeio a ideia, mas já não sou completamente virgem em relação a ela. Luta-se sempre: ou para entrar na faculdade, ou dentro da faculdade para ter os melhores horários, ou para estagiar no melhor hospital...

Encurtando razões, o que queria dizer-vos - ou melhor, às pessoas a quem interesse - é que a probabilidade de não aceitar convites de praia, uma cerveja, um café rápido, uma saída à discoteca, um cinema, um jogo de futebol, uma noite de sexo escaldante, uma ida às compras, um "estar-na-conversa", etc... é superior a 95%, com uma amostra randomizada, sem viés e com bom intervalo de confiança.

Não levem a mal, mas é que custa-me estar a recusar essas coisas todas. Claro que me custa mais a mim do que a vocês por não poder fazer convosco estas coisas, também não quero estar a ser pretensioso. Mas custa-me particularmente quando alguém fica ofendido por eu não poder aceitar alguma coisa.

Digo-vos sem rodeios: passo muito tempo a dormir, e às vezes até fico imenso tempo a vegetar em frente à TV a ver as televendas. Mas são coisas importantes de que não posso nem me vou privar. Até já me acusaram "Ah e tal porque dormes o dia todo e depois dizes que sim mas que também". Pois claro que é verdade. Mas é uma questão de opção, um gajo tem que descansar a alguma altura do dia ou da noite. Os padeiros também ficam acordados à noite, e aposto que a maior parte do tempo não é a jogar às cartas.

"Não me digas que não podes dispensar uma tarde ou uma noite, se o exame é só em Novembro" - se houvesse uma listagem das frases mais batidas ouvidas por mim e pelos meus colegas, esta seria provavelmente a que ocuparia o primeiro lugar. Agora respondo só "Não. Não posso.". E depois levam a mal...

Mas nem sempre foi assim. Eu antes respondia: "Se soubesses quantas pessoas é que já me disseram isso... se fosse a tirar um dia por cada convite que recebi, então só estudava na véspera!".


As respostas a isto variavam do "Ah, mas eu sou eu!" ao "E então, o que é que pode correr mal?".

Não há comentário possível.


As pessoas que me conhecem bem sabem que eu nunca me corto quando posso aceitar um convite, a não ser que esteja a cair de podre. E para essas, este reparo nem é necessário.

Este pequeno post é só para dizer, essencialmente, que sim, que adorava poder fazer todas essas coisas e ir a todos esses sítios, mas é uma questão de responsabilidade. Ninguém me obriga a estudar até lá. Não tenho um professor a obrigar-me a estudar todos os dias, ou um trabalho para entregar para a semana senão chumbo. Só eu é que me posso impor essa responsabilidade. Portanto, não sejam vocês a desencaminhar-me. Por favor, continuem a falar comigo, mas não me façam pirraça com as vossas idas à praia, não gozem, não convidem. Se me der um vaipe, eu penduro-me sem ser convidado ...


Beijos e queijos, até breve!

11 comentários:

  1. Boa sorte para o exame :)

    Há muitas oportunidades para conversas e cafés... agora para o exame só há uma...

    Bom estudo*

    ResponderEliminar
  2. Ah pois é! Só quem passa por isso é que sabe. Como diria o O'Neill nesta situação, "Novembro é já amanhã!". Bom estudo e boa sorte (as duas coisas são imprescindíveis!)!

    ResponderEliminar
  3. No tempo que demoraste a escrever este enorme texto podias muito bem ter-te encontrado comigo para uma sessão escaldante de sex... quero dizer, para um cafézinho rápido.
    Insensível que tu és!

    ResponderEliminar
  4. Pois, eu já sabia que alguém me ia mandar essa boca do "no tempo em que estiveste a escrever isso". A sério, eu previ. Mas não pensei que fosses tu, confesso ... ;)

    Por acaso até há mais que uma chance para fazer o exame. É preciso é esperar um ano :P

    Oneill... também pensei nele, confesso. Não há maneira de não pensar nele no que toca a prazos e a tempos longos que se fazem curtos. Mas de resto... terá sido uma influência negativa na minha formação como ser humano :P

    Abraços... volto daqui a uns dias ***

    ResponderEliminar
  5. Tás-me a dar nega? Mas eu sou eu!! Que mal é que havia de fazer??
    Vou ficar zangado contigo!

    ResponderEliminar
  6. Sugiro a criação de um grupo de apoio às vitímas da insensibilidade deste senhor.

    ;)

    ResponderEliminar
  7. É verdade, eu sou frio e insensível como um bloco de granito. E rijo pa caraças ^^

    ResponderEliminar
  8. Que merda de post! Devias mas era estar a estudar em vez de escrever este lixo!

    ResponderEliminar
  9. Também concordo plenamento com o ultimo comentário aqui exposto: Mas que raio de texto é este e k comentários foram estes deixados por estas pessoas que suponho que sejam teus amigos? Não achas que os estás a aldrabar um bocado. Fica sabendo que eu fix esse mesmo exame o ano passado e sobrevi sem andar a propagandear nalgum blog que sou uma coitadinha e não incomodem a menina porque tem mto que estudar. Concluindo, isto mais parece uma homenagem à auto comiseração e à condescendência e à chamada de atenção pela imagem do pobre coitado. Estás tão ocupado mas tens tempo para ver filmes da treta, estuda mas é....

    P.S- boa sorte para o exame...quer dizer n deves precisar, pq cm deixste bem claro neste post n deves ter parado de estudar nestes meses.

    ResponderEliminar
  10. Cara anónima:

    Começando pelo fim: se fizeste realmente o exame, sabes bem que toda a gente precisa de sorte. É um factor independente do estudo, e ajuda sempre.

    Tu sabes lá o que é chamada de atenção pelo pobre coitado! Felizmente, eu tenho suficiente atenção, dedicada pelos meus amigos, família, e não só.
    Não é autocomiseração, mas não escondo que para mim é sacrifício. À conversa com os meus colegas, sei que eles se queixavam durante as férias - Agosto, bem entendido - da mesmíssima coisa que eu me queixei. Infelizmente, a maior parte das pessoas que não está neste curso, não consegue ter a noção das coisas que têm que se sacrificar durante o estudo para este exame. E, como tal, não compreende quando temos de recusar solicitações, convites, etc, que de normalmente não recusariamos.
    E eu dou-me por contente por ser uma pessoa que, realmente, tem que recusar essas solicitações, e só quis avisar, para não ter que repetir muitas vezes a mesma coisa.
    Se propagandeei no blog, foi porque me apeteceu. Porque é que tenho de ser criticado por isso?

    Da mesma forma como tu me estás a chamar auto-comiserabilista, eu posso considerar que estás a tentar contar vantagem, como se dissesses: "olha para mim, olha como sobrevivi e nem precisei de me queixar, sou mesmo superior". Gimme a break!

    Acho um pouco estranho que tenhas feito o exame e não tenhas passado pelo mesmo. De facto, não sei se acredito. Mas pela tua forma de escrever parece-me que, efectivamente, ficaste um pouco queimada. Talvez isso tenha sido do estudo.

    Sobre os filmes da treta: cada um gosta do que gosta. Estás no meu blog, outra coisa não seria de esperar que eu aqui publicasse coisas que faço e gosto. Certo? Certo.

    ResponderEliminar