30 de julho de 2004

Publicidade

De há muito tempo para cá que a música tem vindo a ser utilizada para promover telemóveis, mas agora parece-me que os telemóveis estão a ser criados para promover a música. Ainda há bocado estava a jantar e a ver televisão, e pude reparar que até aquela música cujo refrão é "listen to the sound of radio" já apareceu num desses "spots". Eles até podem ser bons miúdos, mas aqueles olhinhos pintados e aqueles fatinhos e gravatinhas à mariconço não me convencem. Aliás, das três vezes que vi esse videoclip, lembrei-me que aquela música era feita da mesma massa das que se usam para esses anúncios, e que qualquer dia seria mesmo utilizada; claro que também me lembrei de um outro videoclip, do David Fonseca, em que ele dança à maluco com um fato, e em que a música também é toda jovem e dinâmica, transpirando aquela euforia que todo o jovem tem que mostrar se quiser ser visto como jovem, mas... pelo menos este rapaz soa-me mais a genuíno, goste-se ou não.
O que mete asco é perceber que, se dantes as bandas de garagem que pululavam por todos os subúrbios citadinos, mesmo tendo bastante qualidade (algumas delas) dificilmente eram catapultadas para a ribalta, agora muitas delas perceberam que se utilizarem determinada receita consagrada podem ser mostradas nos "spots" dos telemóveis. Já antes desta música fora utilizada aquela, que ainda é piorzinha, em que o refrão parece um gajo com voz de Canal Panda. Fui ver como se chamaria a música, e cá está! A surpresa! "Feeling Alive"... é preciso dizer mais alguma coisa? Como eu dizia, a euforia, o jovem dinamismo. Como diriam uns amigos meus, "em duas palavras, fantástico".
Não me interpretem mal: não é que goste apenas de músicas melancólicas, tristes, deprimentes e angustiantes. Acho até que é mais fácil de se construir uma boa melodia destas do que fazer-se uma BOA música alegre e que ponha as pessoas felizes. O que também acho é que neste caso as bandas estão a fazer estas músicas para alvejar um mercado comum aos telemóveis, e nesta medida o casamento entre bandas e telemóveis é perfeito. E como com as bandas, há sempre telemóveis novos: se esperarmos um pouco ainda poderei engomar as minhas camisas com um!
Embora não goste de desejar mal às pessoas (gosto apenas de dizer mal), o que me consola é que pelo menos neste caso o oportunismo está condenado ao insucesso. Não é esse o único motivo para que isso aconteça, mas como vivemos num mundo em que a mediocridade é selectivamente premiada, e como a união faz a força, cá vai: falta de originalidade, falta de genuinidade, letras muito fracas e deslavadas, arranjos que qualquer puto do 9º ano é capaz de inventar desde que tenha meios para isso... e já lá vão 5 motivos.

Agora que estou de férias sinto a minha acidez a diluir-se um pouco. Tomarei providências para que isso não aconteça da próxima vez que escrever aqui :) Grande bem-haja!

6 comentários:

  1. A cena dos telemoveis sempre activou a producao de acidos gastricos que te provocam azia.... Mas sejamos justos - es um puto de modas! "Aiz nao quero telmoveis!" ai nao? E quase o teu objecto favorito, "Aiz quero passar despercebido!" Fitinhas no cabelo a cromo da bola, reaccoes revolucionarias na fcml e a gora so faltava o Blog! Em grande! adorei aquela do baptizado... e dos nos das gravatas, sandes de presunto para levar! Pedro

    ResponderEliminar
  2. Engomar camisas com um telemovel???

    Não estarás a sonhar de alto?????




    TU NEM USAS CAMISAS!!!


    Rui

    ResponderEliminar
  3. Caros comentadores: as fitas no cabelo encerram em si uma verdade funcional que está muito para além das características estéticas pelas quais são normalmente usadas. Quem como eu deixa crescer o cabelo e quer continuar a ver, tem de arranjar destas coisas :)

    ResponderEliminar
  4. O problema esta na funcao da qual a fita e escrava: o deixar crescer o cabelo! "Quero passar desprecebido!" diz ele... Esse cabelo so te mete em trabalhos!
    Pedro

    ResponderEliminar
  5. So pa saberes que estou a fazer um blog para os raio X, visto que o projecto conjecturas caiu por terra!

    ResponderEliminar
  6. Bem também tenho essa mesma critica a tais musicas e à sua qualidade, mas penso que na altura era mais influenciado pela publicidade e que era muito mais consumista que agora, resumindo, dos 8 aos 12 anos mais ou menos. As músicas que me andavam na cabeça eram cantadas pelo Iran Costa, Ana Malhoa etc, e gastei bastante dinheiro devido a isso.. De qualquer forma eram bem piores que estas agora que são usadas para promover os telemóveis.
    Um Abraço
    João Vasco ( VaSkItUh )

    ResponderEliminar