15 de janeiro de 2005

“Só sei que nada sei”


Alcoól, drogas?
Talvez sejam eles as coisas que mais gosto na vida, depois da minha família e os meus verdadeiros amigos que prezo e não esqueço. São estas duas primeiras coisas que me fazem sentir bem, ou seja, abstraír-me de todo um universo de raiva e angústia que tenho por aqueles que nunca me aceitaram por não ser “exactamente” igual àquilo que esperavam de um colega, por tentar fazer as pessoas soltarem um sorriso espontâneo, mesmo que, quando a tentativa falhava, ouvisse comentários como “és tão seco, és o palhaço da turma, és uma merda”. Faz-me confusão expôr isto perante vocês, mas se é assim que tem de ser, que seja.. Os meus pais pedem-me para ter objectivos e força para ser alguém na vida, mas acredito que nesta altura da minha adolescência isso seja muito dificil para uma pessoa instável e relativamente fraca como eu. Música? Não sei, não sei apreciar música.. Sempre que gosto duma música venho a saber que não é a melhor, nem a escolhida por aqueles que eu intitulo de melomaníaco. Os momentos que passo no quarto a olhar para este écran vazio de emoções parecem tão puros, com tão pouca maldade, contrariamente àquela com que deparo de manhã quando as pessoas sentem necessidade de dar pontapés psicologicos em alguém, alguém não, os mais frágeis, que são os mais fáceis de atinjír. A minha masculinidade dever-me-ia dizer para não expôr as minhas fraquezas perante qualquer um, mas o que é que isso interessa? A maior parte das pessoas não preza a existência das outras, e como muitas das que lêem isto não me conhecem, mais tarde ou mais cedo vão acabar por esquecer ou ignorar aquilo que estou a escrever. Peço desculpa a quem não o fizer por isto, mas sinceramente não acredito que sejam muitos assim. O meu português não é dos melhores, eu sei, mas os textos são como os filmes, um bom argumento pode reparar outras lacunas. Mas este texto tem um bom argumento? Sei lá se tem, mas acho que isto não passa de uma crise de mais um adolescente farto do que vê, e não só. Sim, também estou farto de mim, não gosto de ser como sou. Considero-me materialista, mimado, e como já disse, fraco. Mas como sou um ser humano como os outros, ou talvez não seja, pelo menos como os da minha idade, que vejo estudarem afincadamente com um objectivo, fazendo por ser felizes. Como eu gostava de ser assim.. Gostava de me regalar a estudar, para mais tarde ser um bom profissional, mas a verdade é que estou no curso que estou porque os meus pais o tiraram. No fundo não gosto de curso nenhum, não gosto de fazer coisas productivas, e ocupo a mente com coisas estúpidas como a roupa e todo o materialismo redundante. Penso que seja uma pessoa com tendências depressivas pois entendo que a minha infância nao ajudou muito ao desenvolvimento do ego, sempre com uma especial queda para o pessimismo.Gosto de estar no meu quarto, é aí que me sinto melhor, sózinho, sem um decibél de barulho que perturbe a minha confusa cabeça que se tenta identificar com escritores ou músicos, ou simplesmente alguem que exponha ideias. Por fim gostava só de referir que tem sido a minha namorada que me tem dado força para tentar passar esta dificíl fase do meu crescimento. Espero que isto me passe rápido e que seja ao menos productivo para a minha vida de adulto.

7 comentários:

  1. Vasco:
    Também eu gostei do teu post. Nele imprimes as tuas angústias e as tuas dificuldades de racionalizar o mundo que te rodeia, que na maior parte dos casos não tem muito sentido.
    Sem querer fazer-me de velho experiente, quero dizer-te que não me sinto excessivamente preocupado contigo. Digo isto porque muitos de nós passámos por semelhante fase, e arrisco-me a dizer que é da idade. Estás a habituar-te à vida fora do secundário, em que as variáveis deixam de ser apenas o x... tudo passa a ser variável, os contextos, as pessoas que te rodeiam... e isso nem sempre é fácil de gerir. Mas uma coisa te garanto: um dia acordas e notas que já não te preocupas tanto, que já não dás uma dimensão tão grande a essas dificuldades. Vais ocupar-te mais, vais ter outras vantagens, outras perspectivas, em suma, aprendes a viver de uma maneira diferente. Mas isto acarreta riscos: crescer, para quase todas as pessoas, implica perder o que de criança e jovem há em nós; recalcar a nossa própria criatividade com medo de não sermos aceites; em suma, implica tornarmo-nos mais parecidos uns com os outros, e viver conformado com tudo o que se nos imponha.

    Crescer implica ganhar responsabilidades, mas pelo menos em teoria tens muito mais caminhos para explorar. Não desanimes e não desesperes. Com o tempo aprenderás a navegar nestas águas nunca dantes navegadas (por ti).

    Um abraço.

    P.S. - Jeff, as pessoas podem ser sinceras, mas tendo estilos diferentes. As palavras caras e as metáforas transportam em si significados; se um autor pretende usá-los, podes não gostar da forma, mas não negues imediatamente o conteúdo. Nos meus textos eu gosto de usar figuras de estilo porque muitas vezes elas têm a capacidade de transmitir coisas que as palavras cruas não conseguem per se.
    Um abraço também para ti...

    ResponderEliminar
  2. Não te preocupes puto, nada disso é novo nem tão pouco exclusivo! Eu passo muitas vezes por fases de vou cagar nisto e vou mas é jogar à bola! Mas aqui temos de fazer escolhas, e é assim que as pessoas se ditinguem umas das outras! Invejava aquelas pessoas que diziam ter um objectivo e que tudo faziam para o atingir. Já não invejo.

    Júlio Punk, juíz, djeff...: é claro que tens o direito de gostar ou não gostar dos posts. Também tens todo o direito de preferires um estilo a outro bem como elogiares o que gostas ou manifestares desagrado. Acho que já não tens direito é de ser rude e inconveniente para pessoas que têm estilos de escrita que te desagradam. Mesmo assim, e ao contrário do que dizes, nenhuma censura foi feita sobre os teus comentários. Pelo contrário, geraram reacção e tu não gostaste dessa reacção, à qual apelidaste de tentativa de censura e de protecção pelas ideias comuns. Censura seria o administrador simplesmentes apagar os teus comentários e nós nem te ligarmos nenhuma. Pelo contrário nós tentamos ver o teu ponto de vista, e tentamos que precebas o nosso quando comum. O pessoal que contribui para este blog tenta fazer de cada texto algo mais que pessoal, tenta que os leitores sintam alguma coisa ao lerem-no. Procuram também dar o seu melhor, não para parecer isto ou aquilo, mas porque querem e disso têm orgulho! De certo que encontrarás muitos blogs que primam pela espontaneadade e pela linguagem do dia a dia, dos quais também gosto e os acho divertidos e necessários.
    Espero que entendas isto como um comentário construtivo e não como uma censura.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Agradeço desde já os elogios feitos ao texto! :) Queria só acrescentar que este texto terá em principio uma sequela, pois há noites em que me sinto muito mal, principalmente quando muitos se vão divertir r eu fico em casaa ressacar. É fatal c'mó destino isso acontecer. Mas desta vez senti-me melhor ao libertar tudo o que sentia no teclado.. e nas lágrimas ( sim, qualquer dia sou gay ja sei.. ).
    Em relação às forças de expressão e cuidado da lingua utilizada, como não me sinto muito à vontade na escrita, preciso de concentração, e muitos rascunhos para o texto saír cuidado.
    Dado que na altura estava podre de bêbado (sim tive a beber sózinho, é decandente), não consegui pensar nisso.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Acho que todos conseguimos entender o teu texto; o cuidado com o texto só é pedido ao nível de poderes ser compreendido pelos outros. Afinal de contas, todos sabemos ler, e todos escrevemos para sermos entendidos. Alguns escrevem pelo prazer de escrever, e isso está muito bem, mas a partir do momento em que publicam num sítio onde outras pessoas vão ver, o mínimo que se pode ter é cuidado para sermos entendidos, e já agora alguma atenção para não se dar muitos erros, porque o português é uma língua bonita :)
    Acho que está muito bem o teu texto. Sobre isso de beberes sozinho, também já o fiz, mas sinceramente não o recomendo!

    ResponderEliminar
  5. Epá, tenho de voltar ao comentário do Jeff. Depois de ler o comentário do Pedro (com o qual concordo completamente), voltei a ler o teu comentário, e sinceramente acho que a tua forma de pôr as questões é ofensiva. "Até que enfim um texto puro"? O que é que queres dizer com isto? Mark Twain? A citação é boa, mas se ficas pelo Mark Twain é porque não vais crescer muito mais. E se queres coisas cruas e directas, vai ler o Correio da Manhã! Ou "O Meu Pipi" ... aliás, esse post do www.istaele.blogspot.com com conas, fessureiras, dildos, meter o nabo, e outras pérolas que tais, não ficam muito longe. Se soubesses as motivações por detrás de alguns textos que aqui estão (como eu sei porque conheço todas as pessoas) saberias que são o mais nobres possível, o mais sinceras e "puras" possível. Essa do puro... ah, e as pessoas podem ser redundantes se o quiserem. Tu continuas a olhar muito para a forma e a não conseguir singir-te ao conteúdo. Ainda por cima (bolas!) também não és nenhum exemplo de prémio Nobel!!!

    ResponderEliminar
  6. Jeff, não vale a pena. És como a minha mãe, dá a alfinetada e depois foge. Não é possível mostrar-te o quão borrego estás a ser, porque tu nunca entenderás que estás a ser desagradável para os outros. O vasco não terá um dejá vu porque me conhece, e sabe que eu não critico diferentes maneiras de pensar, mas sim maneiras de se criticar cegamente, idioticamente, que é o que tu fazes. Não tentes fazer dele um aliado, porque se ele se sente sozinho e deslocado, com problemas de inserção, é porque a maior parte do pessoal da faculdade dele (que eu conheço) é mesmo muito estúpida e carneira; se tu te sentes identificado com isso é porque passas a vida a tratar mal quem é diferente de ti e a entrar em conflito desnecessariamente. Não preciso de desenvolver muito esta ideia, porque realmente, e como tu dizes, está tudo à vista para quem quiser ler. Ainda assim, e mesmo discordando e continuando a dizer que me dás azia com essa maneira de te comportares, um abraço para ti...

    ResponderEliminar
  7. Pa' eu conheço pessoalmente o Vasko e nc me tinha deparado como ele dava importancia a essas cenas... Vasco ... axo q uma pessoa nao pode dar importancia ao que as outras pessoas dizem, mas sim fazer akilo q tu gostas e q axas bem... pq uma pessoa q da demasiada importancia ao q as outras pessoas dizem e' mt facil de manipular.. o q e' mt mau..
    Qt a essas frases do seco e isso... nao e' por mal.. sabes bem q tds nos ja fomos secos, e qd dizemos isso tal como tb me dizem a mim e ao resto do ppl e' no bom sentido.. e' seco mas tem a sua piada... ao ponto de chegarmos a fazer jogos pa ver kem era o mais seco...
    Qt a seres uma pessoa mimada nao nego q axo q sejas, mas isso nao e' um problema tens e' de saber aproveitar isso e nao veres isso como uma coisa negativa...talvez isso de nao conseguires escolher um curso para seguires a tua vida profissional se deva a sempre teres conseguido quase td com alguma facilidade, e nc teres tido de lutar mt por elas, mas algum dia ha de começar.. e tal como ja foi postado atras... tb nao me preocupo mt pq um dia has de te fartar de nao fazer nenhum lol e nao te eskeças que mta gente q ta a tirar cursos talvez nao os curta mas sabe q lhe vai ser importante para o futuro.. e no meu caso como nao me via a estudar mt por uma coisa mais dificil e complexa optei por uma mais simples, e q estou deveras contente com ela.
    Não te eskeças tens de ser tu proprio e nao tentar ser como os outros...n tens de gostar da mm musica q os outros e etc..
    Axo q das demasiada importancia a coisas q nao tem... sao coisas q sao superficiais e tens de saber passar por cima delas... como se lhes fosses superior ou te fossem indiferentes!!!
    Bem agredeço tb a tua chick pelo q tem feito por ti, e acredito mt q ela tem contribuido para o teu crescimento, como acontece em qlq relaçao!
    E ja sabes smp q precisares de alguma coisa.. nos somos os teus amigos e tamos aki para te apoiar.. sabes em kem contar...
    Ah em relação as drogas.. lol pa eu mt sinceramente eu axo q tu es um gajo muito exagerado em kase td e devido a isso talvez essas drogas tenham um efeito maior em ti.. mas eu ja te vi em alguns estados e q eu axo q sao mais psicologicos q outras coisas... tar bebado ou tar pedradado n faz com q fassas mais ou menos partee do grupo! Nao precisas de ser como os outros!
    Um abraço e desculpem a seca

    ResponderEliminar