12 de outubro de 2004

Knives Out

Após uma rica semana em que o governo foi atacado em todas as frentes devido ao caso Marcelo Rebelo de Sousa, eis que o primeiro-ministro fez ontem uma comunicação ao País (relembrando as conversas em família do saudoso sucessor do ditador Salazar, Marcello Caetano, que, ironicamente, é padrinho de baptizado do Prof. Dr. mais famoso do país). Nem faltaram as fotografias dos filhos na mesa por trás dele, a demonstrar o seu interesse na defesa dos valores da Familia. E o que é que de tão interessante continha a mensagem do dr. Santana Lopes para os Portugueses? Aumento da função pública acima da inflação calculada, aumento das pensões até um máximo de 9% e descida da tributação do IRS. Nobres intentos, sem dúvida, mas dificeis de concretizar, porque

#1: Ainda há não muito tempo o excelentissimo sr. dr. Bagão Félix, Ministro das Finanças, reafirmou que no próximo ano não haverá disponibilidade finaceira para grandes loucuras, i.e. o Governo teria que continuar a sua politica de contenção;

#2: atendendo à presença cada vez mais desejada de militares americanos na região do Golfo Pérsico, à crescente instabilidade na Nigéria (6º maior produtor mundial de petróleo) e às tragédias climáticas na América Central e do Sul (por exemplo, a Venezuela é o 5º maior produtor mundial). Junte-se a isto a crescente procura de mercados emergentes com a China (que congrega apenas 1/5 da população mundial), e não se vêem sinais de o preço do crude baixar tão depressa. E com isto, a inflação vai atrás.

#3: Cheira-me tudo a manobra de diversão politica na ressaca do caso de censura. Agora que a responsabilidade de transmitir as partidas da Superliga em canal aberto foi delegada na TVI (achei muito estranho que a RTP, controlada pelo Estado que aparentemente até tem alguma margem de manobra financeira, a julgar pelo discurso de ontem, não tenha feito uma contra-proposta para segurar o seu maior ganha-pão dos últimos anos), poderá o medo de perder as avultadas receitas que o futebol sempre traz influir na capacidade decisória do sr. dr. Miguel Paes do Amaral?


Seja como for, reservo o seguinte espaço para algum elemento do Governo poder expôr o seu contraditório:


























O que até é estúpido, pois o próprio Pedro Santana Lopes andou durante semanas a fio a fazer comentários all alone no Jornal da Noite da SIC, pouco tempo antes de Durão Barroso ser convidado para a Comissão Europeia.

1 comentário:

  1. Gostei bastante deste post à la teoria da conspiração. O pior, para nós, é que ela existe! Aproveitando o espaço para o contraditório, tenho só a declarar que temos provavelmente o pior governo que eu tenho memória. Todos se enchem e se aproveitam de cargos públicos, todos! Mas estes, além de usarem e abusarem, ainda se gabam! Do tipo, eu tenho uma casa numa área protegida, e faço o que eu quero e estou-me "cagando" para isso mas, vou racionar a água no Algarve! Sim, porque do modo que isto está, temos de ser racionais e poupadinhos! Eu acho que é tanta coisa que qualquer dia já nem nos vai despertar o mínimo de interesse, tipo: "Ah o Paulo Portas fez um resort nas Berlengas? Fixe, nice view!"

    ResponderEliminar