6 de outubro de 2004

I Might Be Wrong, parte I - CDS - Partido Popular

Em mais uma tarde de domingo, passada num qualquer café à beira de uma estrada, eis que surge uma folha de jornal antiga trazida pelo vento de Outubro. Como que trazida pelo destino, bate-me nos pés; instintivamente, levanto-a do chão, com a curiosidade de quem não tem nada para fazer. Automaticamente, desejei não o ter feito, porque vinham duas fotografias que rapidamente me deram a volta ao estômago. Curiosamente (ou talvez não), lado a lado encontravam-se dois ícones da política portuguesa: Celeste Cardona e Pires de Lima. Vocês sabem quem são, com certeza.

Claro que comecei a dizer mal a torto e a direito, chateei os meus amigos com o meu praguejar. Não me interpretem mal, eu não gosto de política e os filhos da mãe existem em toda a parte. Mas parece-me que no caso do PP as laranjas podres cairam naquele cesto como se fossem atraídas por alguma força primordial. Um pouco como a massa amorfa e desuna que girava em torno de uma estrela, e que formou planetas por agregação. Enerva-me pensar que, se dos 10 milhões, votaram 62,8%, e se o PP contou com 8,8% dos votos, isto dá, fazendo as contas, mais de meio milhão de pessoas (?).

Tomei a liberdade de apresentar algumas das vedetas em fotografia.

Pires de Lima: aparece em todos os debates como representante deste partido. Parece um trolha, (com a devida ressalva, porque os trolhas são gente válida, respeitável e necessária), nunca tem uma argumentação subtil (é quase do tipo: toda a gente sabe que eu sou um grande sacana, mas façam um esforço para fazer de conta que não e que o que eu estou a dizer é mesmo aquilo em que acredito), e não me apetece falar mais dele.

Celeste Cardona: fala como se soubesse muito mais do que toda a gente junta, mas quando a vejo a falar na televisão, acredito mesmo que sabe muito mais de determinados assuntos do que toda a gente junta (basta-me olhar para aquela boca de ordinária para ficar convencido disso). E esta de ter ido trabalhar agora para a CGD... oportuno, no mínimo.

Bagão Felix: a cara não engana. Estamos perante um vampiro. Talvez a foto não seja a mais bem escolhida, mas a verdade é que não encontrei uma que lhe expusesse os caninos. Como é possível que se escolha alguém comprometido com as seguradoras para ministro da segurança social? E agora, para ministro das finanças! É entregar o ouro (que não é muito, já) ao bandido (que esse sim, é mesmo muito bandido!).

Nobre Guedes: não tenho muito a dizer. É a prova de que o político português, mais do que roubar, pilhar brutalmente e sem contemplações, tem que mostrar que o faz. Um gajo que é indigitado para ministro do ambiente ir construir na área protegida da serra da Arrábida, que é dos sítios mais bonitos que já vi, um palacete senhorial... esse senhor devia ser atado ao pelourinho e apedrejado (com pedras da pedreira que lá foi aberta). Peço desculpa aos mais sensíveis, mas eu sou sensível à mãe natureza e esse senhor nem desculpa pediu.

João Pinho Almeida: o cromo mais difícil de sair. É a prova de que a mediocridade compensa. Um deputado mais novo que eu, de quem a própria bancada parlamentar se ri quando discursa. Director da Fúria Azul (claque oficial do Belenenses). 4º ano de Direito... quando vi os cartazes dele espalhados por Oeiras, como candidato à Câmara Municipal, não soube se havia de rir ou chorar. Estava agora a ver um documentário, mesmo a propósito, sobre a maneira como as planárias se regeneram: se cortarmos uma em quatro partes, cada uma delas origina uma nova planária. A semelhança entre as planárias e os filhos da puta acaba aqui, porque estas são platelmintes de vida não parasitária.
Fui pesquisar: meu deus! Ele afinal é mais velho do que eu! E diz nas habilitações: frequência do 4º ano de Direito! Já o estava a favorecer... e acreditem: esta fotografia favorece-o muito.
Fico por aqui. Toda esta temática dá-me náuseas.

Nota: o meu pai apanhou-me a montar as fotos! Apenas disse isto: estás a planear um filme de terror ou estás a pensar estrumar o alentejo inteiro? ...

5 comentários:

  1. Este é mesmo um texto muito bom que vem contribuir para o nível deste blog. Cada vez temos mais preocupações com o que escrevemos pois isto está muito bom. Este texto está divino, ainda enxugo lágrimas, e essa do estrumar o alentejo inteiro... ai está uma boa solução para o que fazer com tanta trampa!

    ResponderEliminar
  2. Actualissimo e pungente como uma fossa septica a céu aberto. Muito bem escrito. Gostei de ler. Fizeste-me recordar quando há uns anos também eu vi a fronha do João Almeida em cartazes espalhados por este vasto concelho, pensando para mim mesmo: «f*d*-se, como é que um gajo com um focinho destes via conquistar o eleitorado da Outurela e da Portela de Carnaxide?»

    Este texto tem mais ácido sulfúrico concentrado que toda uma bibliografia de Eça de Queiroz

    Keep up the good work

    ResponderEliminar
  3. Eu não percebo muito de política, mas o cds-pp não é bom?? o salazar não era bom?? os do bloco de eskerda comem criancinhas (será que isto se pode dizer nos tempos que correm?) ao pequeno almoço, não é?? Eu gosto muito do satanás lopes e do paulo p.(aneleiro). Mas o meu partido aquele que mais gosto e que vou votar é o pnd, do sr.dr. Palhaço Monteiro. Pior só o Bush
    By Nuno Afonso

    ResponderEliminar
  4. ainda havia mais uns cromos pra por na berlinda... espero pela continuação.

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida grande post!! Deves ter sido responsável por umas breves idas ao coveiro da área de residência das habituais visitas deste blog. E porquê perguntas tu. Pela barrigada e morte de riso que provocou! A expressão que mais enfartes me provoca é esta: "A semelhança entre as planárias e os filhos da puta acaba aqui, porque estas são platelmintes de vida não parasitária.".

    Tem o pH tão baixo como o do ácido clorídrico produzido no estômago! Esperamos ansiosamente pela parte II desta bela saga! Faltam personagens desse partido que terão, indubitavelmente, que ser sujeitas à tua avaliação!

    ResponderEliminar