18 de dezembro de 2004

Ou será verde alface?

Escrevo ao frio. Não chove. Há um isqueiro que se acende do lado esquerdo. Embora não goste do fumo do cigarro, a aridez do momento é suficiente para que procure aconchego no calor da cinza.
Reconheço perfeitamente o espaço. Vivo intensamente o tempo- relógio de ponteiros que na eterna espera do momento conta cada minuto como sendo o primeiro.
E as pessoas passam a passo acertado e maquinal, como numa coreografia de fardas em que tudo parece igual.
Sinto-me sozinha neste paradoxal espaço público sem público. Tudo corre na busca desenfreada da acção. O dia pesa sobre as minhas pálpebras e talvez apenas por isso esteja tão atenta aos subtis acontecimentos que espontaneamente se revelam.
Todos os dias dessensibilizamos os nossos sentidos em relação ao mundo que nos rodeia. Cada vez mais nos tornamos tolerantes em relação à vida.
Vivemos na era da informação, do consumismo, da captação de ondas. Num natal em que a grande maioria das pessoas coloca a saúde no topo das necessidades apenas por descargo de consciência, prontamente me apercebo do selvático quotidiano que transfigura o horizonte de muitos que nele vivem. É muito fácil adoptar os valores da multidão. Como é oportuno ser-se aceite na moda do preto. Para quê pensar que o verde ervilha até poderia ficar bem? Falta originalidade, criatividade, imaginação. Falta o gosto pela superação dos sonhos, se é que eles chegam a existir. Falta o porquê da curiosidade.
A fasquia está cada vez mais alta. O limite do contentamento começa quando o do próximo acaba. Tudo se processa a um ritmo totalmente insuperável. A ambição é mais forte do que os princípios. Hoje, tudo quer tudo a todo o custo.
A pseudo facilitação em que vivemos torna-nos inconscientes, numa ilusão constante. O mundo do crédito é aliciante. Poucos pensam no amanhã! Muitos andam ao frio com a falsa certeza de que existe cura para uma possível gripe.
As pessoas passam por mim e acham-me estranha. Venho de um jogo de futsal. Trago um fato de treino antigo e uma Monte Campo. Os meus cabelos estão húmidos e completamente anarquizados. Olham para mim com um ar desconfiado.
Escrevo este texto de bloco e lápis na mão. E as pessoas continuam a olhar… E eu a adorar este momento.
Porque será que é preciso andar com o Código Civil debaixo do braço para que os outros nos incluam num padrão normal? Porque é a vida um hipérbato de prioridades e suposições?
Os transeuntes olham para mim com ar de suspeição sem sequer me conhecerem. E tudo isto porque não venho de sapatinhos vela, nem de malinha do cavalinho (suponho que seja uma marca). A aparência precede a essência em termos das prioridades dos que nos rodeiam.
O mundo está neoplásico. Caminhamos para a proliferativa indferenciação das massas.
Apanhamos a boleia das marcas que incessantemente se metastizam e invadem os sentidos… as mentes.
A busca material suplanta as necessidades básicas; o pré-congelado antecipa-se ao feito na hora; a pré-concepção adultera a verdadeira essência do ser.
Tudo não passa de uma massa vascularizada pelas artérias da inércia do pensar. Os factores de crescimento do decorar sem perceber, são codominantes com os factores de necrose do sentido crítico e da reflexão!
Bem… vou andando! Um duche quente espera-me. Levarei comigo a saudade de um mundo puro… de nada!

6 comentários:

  1. hi...
    im still talking with you..i need time to understand your words...the lenguage is a barrier..but the most important is that every feeling is a reason to try to understand..and interpretate your world

    ResponderEliminar
  2. Este texto deixou-me pensativo.. não só pela sua qualidade, mas também porque me tocou bastante na parte das pessoas olharem para ti por não seres igual aos outros. (In)Felizmente o mesmo se passsa comigo. Desde que apanho o autocarro de manhã, até ao momento em que sáio deste à noite, as pessoas olham de lado para mim. De tal forma que ás vezes tenho de fazer um esforço para me conter e não libertar um comentário extremamente desagradável. Principalmente na faculdade, as pessoas olham de lado para mim porque ando de boné e roupas largas. Que raiva! Eu não olho de lado para aqueles que são realmente extravagantes! Por outro lado, até admiro a "coragem" ( se assim se pode chamar) se vestirem as roupas que realmente gostam sem ser em conformidade com os que os rodeiam.
    Ou então talvez seja da minha cara de puto, puto que vai para o 10ºano, aliada a umas roupas de skate e um boné. Mas e daí? Porque é que não gostam? É mau trazer um espirito mais infantil ao ambiente?

    Enquanto há pessoas a desejarem votos de saúde e paz no Natal, deixo o meu de tolerância. Bom natal & keep postin' :)

    ResponderEliminar
  3. Olá. A cláudia comentou este post pensando que era eu o autor. Na verdade, ela estava a falar comigo pelo msn (conheci-a por lá), veio aqui ao blog e comentou como se fosse meu o texto. Era só para não ficarem confusos :)

    Quanto ao texto, comentarei mais tarde. Já o li, mas preciso de reflectir...

    ResponderEliminar
  4. Vou ser sincero. Achei que o texto começou um pouco engasgado mas, à medida que se desenrola vai ficando progressivamente melhor, acabando como um exelente post! Gostei de sobremaneira do pré-congelado que se sobrepõe ao feito na hora e o olham para mim com um ar desconfiado. Infelizmente é assim: vales o que pareces, não o que és. Como se diz, à mulher de César não basta sê-lo tem de parecê-lo. Por estes tempos uma errata será distribuida com a correção: à mulher de César, não é preciso sê-lo, apenas parecê-lo! Apenas um pequeno conselho: não julguem as pessoas como pensam (ou não) que elas vos julgam, estão a cometer um erro por defeito e a trair uma causa que tem já tão poucos seguidores: a nossa causa! Já agora, ganhaste ou perdeste o jogo?

    ResponderEliminar
  5. Julio: percebo o que queres dizer, mas não creio que mais uma vez tenhas entendido bem a mensagem do texto. Há pessoas que se sentem mal com determinadas coisas do nosso mundo e se ocupam a pensar sobre ele. Confesso que estou mais velho e consigo metabolizar com mais facilidade as coisas de que não gosto por forma a que me firam menos. Quando era mais novo sofria mais com isso, mas também acho que era mais interessado e reflectia muito mais. O facto de o mundo estar a cagar para ti não significa que deixes de pensar nele e de sofrer com ele, porque também isso é deixar de aproveitar uma parte do bom que é viver: interagir. Neste contexto, a vitimização é um processo inevitável durante o nosso processo de crescimento, e a autora é mais nova, ainda. Acho que acusares as pessoas de presunção sem pensares duas vezes é um bocado abusivo e ofensivo. Estou a dar-te o prazer de te responder porque acho que consegues escrever a tua opinião sem insultares as pessoas, até porque se elas escrevem alguma coisa aqui não é para se armarem em boas; é para partilharem o que têm para dizer.
    Digo-te apenas para teres cuidado porque quero contar contigo não para teres opiniões concordantes, mas sim para discordares de forma educada.

    ResponderEliminar
  6. Acho que...a palavra preunçoso, tem uma conotação ambivalente, dado q nao era para ser intrepertada de maneira prejurativa, apesar de que a propria interpretação inerente à palavra pertence ao leitor. Mas o que o julio quis dizer foi que de facto algumas pessoas podem olhar de lado em determinado momento, mas temos tendencia a nao compreender o ponto de vista delas, tal como temos tendencia a pensar que em algumas situações nos fazem juizos de valor, sem que os estejam realmente a fazer. Pode ser que sim pode ser q não, e foi isso que tentei dizer com a citação "just because you're paranoid don't mean they're not after you". Eu concordo qd dizes para reflectir no mundo, mas qd escreves um post, dás o teu ponto de vista, eu qd o comento não me quero limitar a dizer "excelente, formidável, adorei..." tento dar o meu ponto de vista de também q naturalmente é diferente do teu, visto não sermos a mesma pessoa, claro q podemos concordar em alguns aspectos mas dado a minha "angst" estar mais diluida (agora voltando ao post expecificamente) tentei fazer o meu comentario do ponto de vista mais "calmo", menos irritado com o mundo, e não tentar entrar na pele do autor do post, pq senão de que valia o meu comentario (e é presunçoso da minha parte pensar que vale alguma coisa :) )

    ResponderEliminar