4 de novembro de 2008

Great Gig in the Sky

A primeira vez que ouvi esta música passei a gostar de Pink Floyd e não soube na altura. Foi numa peça de teatro a que assisti no Tivoli, com a Regina Duarte - "Coração Bazar" - entre Setembro e Outubro de 2004 (se a memória não me atraiçoa), em boa companhia. Na peça pareceu-me muito bem. Só bastante tempo mais tarde é que soube que era dos Pink Floyd, quando decidi ir à procura da discografia deles, por ter achado uma lacuna cultural gravíssima não conhecer nada para além da "Another brick in the wall" e da i-rri-tan-tí-ssi-ma "Wish you were here". De facto, foi o melhor que fiz.

Em todas as procuras no Youtube não encontrei melhor voz feminina do que a original - nem em concertos posteriores da própria banda.

***

Vera diz:
medicina sucks
STP diz:
completamente
Vera diz:
pq é q eu nao fui pa arquitectura...estupida....devia ter seguido o meu desejo de qd tinha 3 anos..
STP diz:
pois
STP diz:
porque é que eu n fui para canalizador ...
Vera diz:
serias o Super João
Vera diz:
e saltarias em cima de tratarugas e destruirias tijolos para apanhar cogumelos
STP diz:
LOLOOLOLLOLOLO!!!

8 comentários:

  1. A "Wish you were here" não é "i-rri-tan-tí-ssi-ma" :|

    Só o é na medida em que a "Come as you are" dos Nirvana tb é, ou a "light my fire" dos Doors... ou seja, por ser, provavelmente, a mais conhecida e a única a passar na rádio :|. Mas tem uma letra bonita...

    Contudo, é verdade que não é das melhores de Pink Floyd, longe disso. Tal como a "come as you are" não é das melhores de Nirvana, nem a "light my fire" dos Doors :)


    beijinho, espero que esteja tudo bem ctg :)*

    ResponderEliminar
  2. É arrepiante de facto esta música dos Pink Floyd. Uma banda que foi mestre em dois estilos, o psicadélico, com os seus primeiros albuns, e o rock progressivo, com os restantes. Em relação a "Light my fire" por acaso acho que é a das musicas mais bem conseguidas dos The Doors, sem dúvida uma das melhores bandas da década de 60, mas concordo com as restantes.

    ResponderEliminar
  3. LOLOLOLOLOLOLOL .... Tou sempre em grande... é só pérolas a sairem dos meus dedos :P

    P.S. Eu sei escrever "tartarugas"... estava era uma beca disléxica...

    ResponderEliminar
  4. O que ???? A light my fire nem sequer foi escrita pelo Jim, a letra não é nada de especial e aquele orgão ao inicio é irritante !!!! Tens MILHARES de músicas de Doors MUITO melhores do que aquela !!!! Começando por qlq uma que tenha sido escrita pelo Jim...

    (eu sou totalmente vidrada em Doors :x)

    ResponderEliminar
  5. Cara Moony,

    Sem dúvida a letra não é das melhores. Mas o sentimento da música é sublime, e é verdadeiramente uma obra prima no álbum homónimo, talvez só suplantada pela lânguida e angustiante "The End". Eu não falo da versão radio edit da "Light My Fire" que perde sem dúvida o essencial da música. Falo da versão original do álbum, de quase 8 minutos. Aqueles longos minutos verdadeiramente catárticos recriados pelo órgao sinistro de Manzarek e a vibrante guitarra vibrante de Krieger, no meio da música, antes da explosão final do refrão, são de uma sensibilidade rara e magistral, e não vejo como isso não possa ser fora do vulgar.

    ResponderEliminar
  6. E se fosses o Super Joao, eu jogava ctg horas a fio...

    ResponderEliminar
  7. a) A Wish you were here é para mim super irritante. Faz-me lembrar pastilha elástica. E então cantada pelo Roger Waters ... prefiro mastigar vidro moído.

    b) Curto bué a Light my fire. Tenho de concordar com o meu caro amigo Nimpo. Não importa muito que não tenha sido o gajo a escrever o tema. É ele que o canta, e com uma potência... e a música é poderosa. Acho-a muito mais importante para o mundo da música do que a outra dos Pink Floyd.
    Claro, isto tudo são gostos, né ? :)

    c) Eu sou o Super João. Mas só quando é preciso! É preciso estar às horas certas nos lugares certos para poder conferir ehehehe :p ... ok.

    Beijos e queijos ...

    ResponderEliminar
  8. Por falar em Super Mario, dois links:

    1. http://www.youtube.com/watch?v=JpBGRA6HHtY

    2. http://www.youtube.com/watch?v=aZpD0btOZx8

    ResponderEliminar