13 de março de 2005

I'm not the only one..

Eu amo tudo aquilo que não tenho.. todas aquelas coisas que olho dia a dia sem que me passem desapercebidas, olho durante mais tempo para elas do que para as outras... coisas. Sao transuentes.. vão e vêm, passam e nem reparam, pessoas como as outras que dia a dia nos fazem pensar se realmente existimos, ou não passamos de almas transparentes que vagueiam incessantemente em procura de algo que também não vêem, algo que os trata da mesma forma que os outros nos tratam a nós.. com indiferença, talvez seja essa indiferença que nos cative, que nos faça manter o olhar, aquela coisa que faz alguém que não conhece, alguem que fixa e nao descola. Mas passam, tal como à breves instantes atrás, não existem. A vida continua igual, passaram, aquela necessidade intrínseca vai e vem, e volta a angústia, de quem não acredita que bons momentos ainda existam, que tudo o que seja bom tenha ido embora e não queira voltar. Mas porque é que as coisas boas não voltam? Possivelmente será isso que me faz classificalas como boas, a ausencia delas. Amigos meus dizem: Só faz falta quem cá está, mas eu discordo.. faz falta quem fez a equação chegar ao limite máximo, aquele que nao é relativo, mas que nós queremos que o seja, que volte a ser igualado por um prazer de conforto e companhia, por um objectivo de uma pessoa que gostava de voltar atras e mostrar ao mundo como era feliz, de mostrar um sorriso a essas pessoas que vêm e vão. Talvez seja do alcoól, mas eu aposto que é da noite, não como estado do dia, mas como sinal de melancolia. A noite.. cá está ela, sempre à nossa espera como quem decide se vamos sofrer ou ser felizes. É ela que nos faz vir ao de cima.. todos aqueles factores que achamos minimos se mostram numa competição renhida à procura de um título. Esse título chega, e é ele que nos escolhe. Nunca o vou perceber. A minha vida corre bem, as coisas cruzam-se e fazem cadeias de sentido, mas mesmo assim sinto-me mal. Falta aquilo que eu desejo realmente, por cima do que o dia tem para me oferecer. Quando é que acabas noite? Quando? És quase sempre tu que ganhas, cansas-me até mais nao poder, ate eu ir para a cama e desistir. Mas quando acordo já estás preparada para me julgar, e eu nao te posso escapar.

4 comentários:

  1. "O Grande Vencedor Da Vida talvez não seja aquele que vence apenas o Maior Desafio, mas sim o que consegue vencer todos os outros"
    Dom Fernão Ferro, 1783

    A noite acaba todos os dias.. A tua noite não é maior do que as dos outros.. Re-avalia-te, pensa se não estará na altura de sair da letargia.. There really is a wonderfull world out there..

    (UmaDasPartes)

    ResponderEliminar
  2. Bom texto da tua autoria, Vasco.
    Tens que ser mais optimista. Não te deixes derrotar e corromper de forma a que os outros te moldem! Molda-te tu próprio. Aprende a conviver com a noite. Estuda-a. Atrai-a. Depois, derrota-a aprendendo a confrontá-la e a viver mesmo no escuro. Assim, quando isso acontecer, verás que os dias são preciosos e têm grande valor: quer durante o dia em si, quer durante a noite.

    Um abraço

    Pedro

    P.S.: Apaguei o outro devido a erro ortográfico.

    ResponderEliminar
  3. Hêrro hortografico? Pois, eu axo que déves mesmo têr quidado com eles, porque quem escréve sãem êrros não tem persunalidáde literária nenhuma! Axo q agora me estou a burrifar pâra os hêrros. Kuanto ao têu tâisto, vaskituh, eu depois comento com máis vâgár, se não te inpurtares :)

    ResponderEliminar
  4. Olha vaskituh ... tem cuidado com a noite. Ela é fascinante, mas uma pessoa habitua-se a viver à noite e depois não tem a dose de sol e de saúde diúrna que devia ter. Fala-te uma pessoa que vive de noite vai para 6 anos...

    Regulariza o sono, aprende a aproveitar cada gotinha de luz. Faz o que eu digo, não faças o que eu faço...

    Viver à noite molda-nos a personalidade de uma forma que não considero muito positiva. A noite permite uma maior introspecção, mas isso pode tornar-se excessivo...
    É complicado inverter hábitos antigos, mas tenta dormir a horas certas, cedo... e verás que ajuda em muito no resto dos teus problemas. Ficas com mais energia. Eu acredito que nós somos um pouco como as plantas nesse aspecto, precisamos muito de sol. Os lagartos também ficam ao sol para aquecerem o sangue... e eu acho que os homens ficam frios e com uma insensibilidade acrescida para lidar com as outras pessoas, quando vivem só de noite.

    A noite metafórica, tal como a definiste... um dia acordas e vês que saíste dela. E sim... não faz falta apenas quem cá está, (como sei disso!). Mas o truque está em respirar fundo, não ficar preso ao passado nem preocupar-nos demasiado com o futuro. Take it easy... ;)

    ResponderEliminar